↑ Voltar para Dicionário técnico

Imprimir Página

C

Dicionário técnico

                          

                        

 

C

Calligraphy – letra manuscrita, rebuscada. 

Cantoneiras – material utilizado para fixar fotos em álbuns de fotografia. Pequenos pedaços de papel são encaixados nos cantos das fotos e fixados no álbum. A foto fica encaixada, eliminando a necessidade de usar adesivo em sua fixação na página. 

Cardstock – papel mais grosso para scrapbooking (gramatura 180g ou superior), disponível em várias cores e texturas, normalmente utilizados como base para aplicação das fotos e demais enfeites. 

Chalk – pastel seco em pó, parecido com sombra de olho, usado para iluminar, dar sombra, profundidade e incrementar figuras pré-cortadas, furadas, recortadas, molduras, etc. 

Charms – berloques ou detalhes tipo plaquinhas, que são pendurados nas páginas para decorar. 

Circle Journal – álbum que vai sendo feito por um grupo de pessoas enquanto circula entre elas. Cada pessoa faz uma página, a partir de um tema pré-definido ou não. No final, o álbum retorna para a pessoa que o iniciou. É comum serem feitos vários ao mesmo tempo, cada um lançado por uma pessoa do grupo, para que, no final, cada membro tenha seu exemplar. 

Circle-cutter – cortador circular que corta o papel em círculos de tamanhos variados. 

CK OK (Creating Keepsakes OK) – Selo de aprovação para scrapbooking nos EUA. Produtos com esse selo são considerados seguros para serem usados em scrapbooking. O selo é atribuído a fornecedores pela revista Creating Kepsakes. 

Clikit – ferramenta para ilhós que dispensa o uso do martelo. Funciona sob pressão e pode ser usada para fazer o furo e posteriormente fixar o ilhós na página. 

Clip art – imagem tirada de um livro, software ou site e que pode ser aplicada em páginas de scrapbooking. 

Collage (colagem) – composição artística feita de vários materiais (papel, tecido, madeira) colados em uma superfície. 

Colluzzle – marca de gabaritos feitos para cortar figuras com um estilete e um tapete de espuma especiais. 

Color Blocking – técnica tipo mosaico, na qual pedaços retangulares de papel são colados nas páginas. Também pode ser feita com folhas pré-cortadas com centros vazados. 

Color Wheel (roda de cores) – círculo cromático em que as cores são dispostas em uma ordem lógica, mostrando as relações entre elas. Muito usado na composição de páginas e cartões artesanais. 

Colorplus – papel não acid-free, disponível em várias cores e texturas no Brasil. É usado principalmente na confecção de cartões artesanais e confecção de álbuns de fotografia dado seu preço mais acessível. 

Conchos (abraços) – círculos, quadrados ou triângulos coloridos, que são fixados por trás como as bailarinas, e servem de moldura para letras e palavras. 

Cores Análogas – Cores que se posicionam uma ao lado da outra na roda de cores.

Cores Primárias – cores puras que não podem ser obtidas a partir de mistura de outros pigmentos. São primárias as cores azul, vermelha e amarela. 

Cores Secundárias – criadas a partir da mistura das cores primárias. São o verde, o laranja e o violeta. 

Cores Terciárias – cores intermediárias formadas a partir da mistura de cores primárias e secundárias. Exemplo: verde-azulado. 

Corner-edge scissors – tesouras para cortar bordas em papel (cantos ou cantoneiras). É possível fazer 4 modelos diferentes com cada tesoura apenas modificando o lado de corte e as distâncias da borda do papel. 

Corrugated paper – papel grosso, ondulado, disponível em várias cores. 

Crop – reunião de pessoas para fazer scrapbooking e trocar técnicas, idéias, produtos e informações. 

Cropping – ato de cortar uma foto. 

Crumple – amassar o papel. 

Customizar – modificar ou decorar deixando com aparência própria e exclusiva.

Link permanente para este artigo: http://www.site.imagescrap.com.br/utilidades/dicionario-tecnic/c/

Deixe uma resposta