↑ Voltar para Design Gráfico

Imprimir Página

Princípios Básicos do Design III

Princípios Básicos do Design III

PROXIMIDADE

As páginas criadas pelos iniciantes costumam ter palavras,frases e imagens espalhadas, preenchendo cantos e ocupando muito espaço, de maneira que não sobra espaço livre. Parece haver certo medo dos espaços vazios. Quando as partes que compõe uma página são espalhadas, essa página assume uma aparência desorganizada e é possível que as informações não fiquem imediatamente accessíveis para o leitor.

Segundo o princípio da proximidade, itens relacionados entre si devem ser agrupados e aproximados uns dos outros, para que sejam vistos como um conjunto coeso e não como um emaranhado de partes sem ligação.

Itens ou conjuntos de informações que NÃO estão relacionados entre si, NÃO deveriam estar próximos; isso oferece ao leitor uma pista visual imediata da organização e do conteúdo da página.

O exemplo simples a seguir ilustra esse conceito. Na lista à esquerda, o que fica evidente sobre as flores? Que elas devem ter algo em comum, certo? Na lista à direita, o que se nota? Parece que, de alguma forma, as quatro últimas flores são diferentes das outras. Isso fica imediatamente claro, sem que tenhamos sequer a consciência disso. Sabemos que as quatro últimas flores são diferentes em algo porque elas estão fisicamente separadas do restante da lista. Este é o conceito de proximidade: numa página, assim como na vida, a proximidade física implica uma relação.

Minha Lista de Flores Minha Lista de Flores
Amor-perfeito 
Rosa 
Madressilva 
Margarida 
Prímula 
Cravo 
Primavera 
Violetas 
Cravina 
Amor-perfeito 
Rosa 
Madressilva 
Margarida 
Prímula 
                     Cravo 
                     Primavera 
                     Violetas 
                     Cravina 

ALINHAMENTO

Os iniciantes em design tendem a colocar o texto e a imagem em qualquer lugar na página que tenha espaço, e o fazem, geralmente, sem consciência dos outros itens existentes naquela página. Isso resulta no efeito tão desorganizado que você já conhece que é como uma cozinha desarrumada: uma xícara aqui, um prato lá, um guardanapo no chão, um pote na pia, água no chão. Não é muito difícil arrumar tudo nessa cozinha um pouco bagunçada, assim como não é muito difícil arrumar uma página confusamente diagramada, com alinhamentos mal determinados.

Segundo o princípio do alinhamento, nada deve ser colocado arbitrariamente em uma página. Cada item deve ter uma conexão visual com algo na página. O princípio do alinhamento obriga a pessoa a ser consciente: já não se pode simplesmente jogar as coisas na página nos lugares onde houver espaço.

Quando os itens são alinhados na página, há uma unidade coesa, mais forte. Mesmo quando os elementos alinhados estiverem fisicamente separados uns dos outros, se estiverem alinhados, haverá uma linha invisível conectando-os, tanto em relação aos seus olhos quanto à sua mente. Apesar de posicionar alguns elementos separadamente, indicando suas ligações de acordo com o princípio da proximidade, é o princípio do alinhamento que avisará ao leitor que, mesmo não estando próximos, os itens fazem parte do mesmo material.

Link permanente para este artigo: http://www.site.imagescrap.com.br/design-grafico/principios-basicos-do-design-iii/

Deixe uma resposta