↑ Voltar para Design Gráfico

Imprimir Página

Elementos de Design

Elementos de Design

 

Toda scrapper é uma designer! Você não acredita? Mesmo que você não saiba disso toda vez que construímos um novo layout, nos preocupamos em organizar vários elementos de forma a torná-lo o mais harmonioso possível. Entender cada um desses elementos com certeza facilitará a forma como devemos criar novas páginas, bem como identificar porque alguma coisa pode parecer “errada” em nosso projeto.

Neste primeiro artigo, trabalharemos os conceitos dos elementos que compõem o Design

 

O que é Design?

O design é um arranjo ou uma maneira de organizar elementos visuais em um espaço definido.

 

O que são “Elementos de Design”?

Elementos de Design são o que os nossos olhos vêem e o nosso cérebro entende, ou seja, a forma como as coisas são colocadas em uma página de maneira a auxiliar nosso entendimento e afetar nossos sentidos. São estes elementos que organizamos num design.

 

Quais são os Elementos do Design?

Cor 
Linha e Direção 
Movimento 
Forma 
Textura 
Tamanho 
Espaço 
Tipografia

    • Cor

A cor é produzida através da reflexão da luz de um objeto diretamente aos nossos olhos. Como são inúmeras as possibilidades de reflexão, para cada uma delas costumamos dar um nome diferente. Conseguiremos analisar as especificidades das cores como sua temperatura, classificação cromática e combinações. Este é um dos elementos mais importantes do design no scrapbooking.

    • Linha e Direção

A linha é definida como uma marca contínua feita em uma superfície e que pode variar conforme sua aparência. Uma linha pode ter diferentes comprimentos, espessuras, texturas, e direções (horizontal, vertical, diagonal, curva e zig-zag). Ao optar por determinado tipo de linha em seu layout, você estará criando diferentes percepções.

    • Movimento

A forma como nossos olhos percorrem uma página. Existem alguns formatos que facilitam esta “navegação” como os triangulares, em “Z” e quadrados. Em um artigo futuro exploraremos estes conceitos detalhadamente.

    • Forma

A forma é composta por duas ou três dimensões com espaço interior. Em outras palavras, um quadrado, um círculo, um retângulo, ou até mesmo desenhos abstratos com curvas fechadas compõem uma forma. Da mesma maneira, temos os cubos, pirâmides e toda a gama de opções que usamos ao montar, por exemplo, os shaker boxes. O mais importante deste conceito em um layout é ser capaz de coordenar as formas de uma maneira harmônica.

    • Textura

Textura é a forma como sentimos um objeto ao tocá-lo. É caracterizada por palavras como “macia”, “ brilhante”, “áspero”, etc. Ela pode ser real nas páginas se optarmos por colocar objetos com estas características em seu layout, como também podem estar implícitas diretamente nas fotografias (sabe aquelas fotos que olhamos e falamos: “Nossa que cobertor macio!” Neste caso temos a textura implícita).

    • Tamanho

Ao reunir diferentes fotos e criar títulos e legendas para as páginas, você verá que quanto mais variados os tamanhos de cada elemento, páginas mais criativas e divertidas você terá. Página com tamanhos muito repetitivos acabam gerando confusão visual e dificultam a percepção do ponto mais importante de seu layout, ou seja, o ponto focal.

    • Espaço

Espaço é a área ao redor dos objetos no layout. Sempre tendemos a preencher todos os espaços disponíveis em nossas páginas. Mas, se formos capazes de deixar áreas em branco, veremos que as fotos ou um texto, poderão ser realçados. Não sobrecarregar sua página é uma forma de torná-la mais simples e fácil de ser entendida. Este é um conceito que vem sendo amplamente utilizado no estilo “Clean & Simple”, que discutiremos em outro artigo.

    • Tipografia

Tipografia, também entendido como letra ou fonte, tem papel importante no design de scrapbooking. Fontes mais alegres e divertidas podem deixar suas páginas mais infantis ao passo que letras mais rebuscadas criam um ar mais elegante às páginas. Ao optar pela fonte a ser utilizada, preste atenção ao tamanho e cor, pois isto afetará a forma como seu título ou texto serão percebidos.

Estes são os “Elementos do Design”. Em nosso próximo artigo, trabalharemos os “Princípios de Design” aplicados ao Scrapbooking. Não perca!

Link permanente para este artigo: http://www.site.imagescrap.com.br/design-grafico/elementos-de-design/

Deixe uma resposta