↑ Voltar para Design Gráfico

Imprimir Página

A Regra dos Terços

A Regra dos Terços

 

 Esta regra é usada em desenho gráfico e em fotografia. É um conceito simples que funciona especialmente bem em páginas de scrapbooks.

 

Design Gráfico

Figura A

Se você está usando um papel de 30,5 x 30,5 cm, Imagine sua página dividida em 9 seções, usando 4 linhas (2 verticais e 2 horizontais – verdes), se cruzando como mostra a Figura A. Parece um ‘Jogo da Velha’, não é? Você pode fazer um modelo com as linhas, em papel vegetal ou acetato (transparência), para achar no seu papel o melhor lugar para suas fotos e adornos.

Procure colocar as fotos principais, títulos e os adornos maiores, posicionados nas interseções das linhas (onde elas se cruzam). A maioria desse tipo de design nas páginas vem naturalmente. Talvez você instintivamente já o utilize e não se deu conta.

Olhe algumas de suas páginas e tente visualizar estas linhas, ou coloque sua transparência ou papel vegetal com as linhas, sobre elas. Você vai se surpreender ao achar muitas que seguem este princípio de design. Mas como qualquer regra, esta não é rígida e pode ser quebrada.

O mesmo princípio se aplica à fotografia. Colocando o objeto da foto como se você o tivesse no visor da sua câmera, é só imaginar onde ficariam as interseções das linhas e já ter a foto programada, que assim terá mais destaque. Mesmo que não fizer ou tiver uma foto assim, você pode consegui-la, simplesmente refilando.

Daisy Vilela

Link permanente para este artigo: http://www.site.imagescrap.com.br/design-grafico/a-regra-dos-tercos/

Deixe uma resposta