↑ Voltar para Artigos

Imprimir Página

Transparências

Transparências

  Márcia Campos Mattos

As transparências são muito utilizadas em nossos projetos, mas devemos ser cuidadosos com seu uso, para que não danifiquemos nosso bem tão precioso, as fotografias.

Este é um artigo excelente, feito através de uma pesquisa cuidadosa por nossa amiga do Scrapbookbrasil, Márcia Campos Mattos. Espero que gostem tanto quanto eu e façam uso correto delas em seus lindos trabalhos.

Acetato é um termo genérico....que pode ser aplicado a vários materiais.

Fui em algumas papelarias e pedi acetato, e me preocupei em ler as embalagens, bem, o que ocorre é que tanto materiais como PVC, PET quanto Poliestirenos ou poliésteres podem ser chamados de acetatos. São todos polímeros derivados do petróleo.

O que chamamos de transparências para impressão, são filmes de PS ou poliéster que recebem uma sobrecamada onde será feita a impressão. Nos sites americanos as transparências são denominadas de "Archival safe acetates) e também podem receber o nome de "overlays".

Então existem os supostos "Acetatos" de todos os materiais acima.

PVC - cloreto de polivinila, esse material é sabidamente prejudicial às nossa fotos, não por ser ácido, mas sim por liberar gases danosos às fotos....quando tiverem dúvida o PVc costuma ter cheiro, cheiro forte de plástico. É muito utilizado em filmes plásticos, aqueles que cobrem nossas frutas e frios, embalagens plásticas de produtos com odor, pois ele impede a entrada de oxigênio nas embalagens, embalagens em blister etc... É atóxico e reciclável. Pode ser flexível ou rígido. As transparências que usávamos em retroprojetor e ainda são vendidas com o nome de acetato são de PVC.

PET - poli(tereftalato de etileno) altamente utilizado nos dias de hoje em diversas embalagens por suas propriedades de fornecer barreira a gases e odores, na sua composição entram o carbono, hidrogênio e nitrogênio. Também muito utilizado para embalagens de líquidos como refrigerantes óleos etc...também é atóxico e reciclável.

A maioria das transparências para impressão é de poliestireno ou na embalagem há simplesmente o termo genérico de filme de poliéster.

Então dos produtos acima, o único que não pode ser usado em scrap é o PVC. Se quiser saber se seu material é de PVC o único teste que conheço, que me indicaram, e que fiz e deu certo é queimar uma pontinha da folha que você tem, se ficar preta é PVC, se ela "derreter", "deformar", "fritar" é outro material como PS (poliestireno), PET ou poliéster.

Quando então um material importado ou não, recebe o nome de Acetato, ele provalmente é composto de PET, PS ou filme de poliéster.

Link permanente para este artigo: http://www.site.imagescrap.com.br/artigos/transparencias/

Deixe uma resposta