↑ Voltar para Artigos

Imprimir Página

Se Organizando para Trabalhar

Se Organizando para Trabalhar

Organizar suas fotografias pode ser uma tarefa que consome tempo, por isso é bom ter um local onde elas possam ser manuseadas e guardadas de acordo com uma ordem idealizada por você mesmo, para que sejam fáceis de ser localizadas no momento de começar uma “produção”. Você pode organizá-las em ordem cronológica, por pessoa, locais, etc. Rotule com nome, data e qualquer outra informação relevante na parte de trás da foto, sem jamais usar esferográfica para tal, ou então escreva um rótulo (usando Post It, pois a cola é removível e não vai danificar suas fotos) e depois cole no verso da foto. A esferográfica pode marcar irreversivelmente sua foto! Junte qualquer lembrança relacionada e coloque em um envelope (exemplo). Você está pronto para decidir o tema do seu álbum. Há muitos temas para escolher como álbum de bebê, casa nova, aniversário, casamento, realizações esportivas, dias escolares, festas, ou qualquer evento especial para você. A maioria das pessoas sempre começa por um álbum familiar. É mais fácil começar com fotografias mais atuais. Então, tudo o que você precisa agora são algumas ferramentas básicas e você estará pronto para começar seu Álbum de Memórias.

 FERRAMENTAS E EQUIPAMENTO

 Algumas ferramentas simples são tudo o que você precisa para começar seu Álbum de Recortes. A coisa mais importante para considerar quando estiver selecionando seu material é que eles não tenham oxidantes para a segurança das fotos e qualidade de arquivamento.

 AS BÁSICAS

Tesouras – Invista em um par de tesouras bem afiadas e deixe-as somente para fazer seu Scrapbooking. Tenha também 2 tesouras pequenas, uma reta e outra curva.

Papéis coloridos – Use para acrescentar cor às suas páginas, combinando com as fotografias, criando bordas e exteriores cortados . Tenha certeza de que está usando um papel de boa qualidade. Há uma variedade enorme de cores, padrões e espessuras disponíveis.

Régua – Use uma régua transparente, ficará mais fácil ver onde está riscando suas linhas. Réguas de aço são úteis para se usar como guia para cortes a estilete.

Adesivos – Use para prender fotografias e outros embelezamentos em sua página. Há muitos tipos, como colas em bastão, cantoneiras de vários tamanhos, formas, cores e fitas adesivas de dupla face (de papel e com espuma – para alto relevo, fita banana). Somente use adesivos sem oxidantes.

Canetas – Use para os textos, para os títulos e para contorno de letras e figuras.. Só use canetas de pigmentos e certifique-se de que não contêm oxidantes e que não desbotem. Existem no mercado incontáveis tipos: de duas pontas, caligrafia, nanquim, finas, médias, luminosas, com glitter etc. Todas elas têm uma grande variedade de cores. Para os textos, comece com uma caneta preta.

Álbum – São encontrados em uma gama enorme de tamanhos, cores e estilos. Você pode inclusive fazer o seu, a criatividade é quem vai comandar. Certifique-se apenas de que o material usado será livre de oxidantes e adequado para a boa conservação de suas histórias e fotos. Procure usar um que tenha as páginas claras para que você possa trabalhar com muitas cores.

 OUTROS ARTIGOS ÚTEIS

Com as ferramentas básicas você já pode começar seu álbum, mas como na maioria das artes, algumas ferramentas extras vão garantir o investimento, permitindo opções criativas ilimitadas. Alguns exemplos:

Ferramentas cortantes como círculos e cortadores ovais (gabaritos de engenharia e arquitetura), moldes vazados de papel cartão, são grandes acessórios para economizar tempo e fazer um trabalho mais claro. Você pode usar os moldes para cortar as fotografias e os recortes de papel. Estiletes são muito úteis para cortes retos e interior de formas.

Tesouras decorativas são um modo maravilhoso de se “vestir a rigor” as molduras de papel, bordas de fotos, etc. Use-as para cortar o papel de base das fotos e criar bordas caprichosas. Elas têm cortes diferentes para criar vários efeitos.

Cantoneiras são usadas para dar acabamento às fotos e para proporcionar um acabamento diversificado, indo do clássico ao divertido.

Modelos e estênceis são encontrados em variadas formas e tamanhos. Podem ser usados para modelar as fotos para cortar, reproduzir formas das fotos, criar seus próprios desenhos. Há modelos com os quais você cria suas próprias bordas, cantoneiras e modelos para escrever os textos das fotos.(journaling).

Adesivos e figuras são uma ótima maneira de acrescentar cores, dimensões e vida às suas páginas. Existem diversos modelos para todos os tipos de tema.

Cortadores de formas são outras ferramentas muito úteis para se ter. Eles são encontrados do tamanho minúsculo ao gigante e existe uma variedade grande de formas e tipos. Misture os tamanhos, as formas e crie sua própria arte. Cortadores aproveitam muito as aparas de papel.

Depois de começar a fazer scrapbooking, você não vai mais jogar fora qualquer papel, ou qualquer outra coisa!

Tudo isso não impede que você crie, improvise e dê uso diferente aos materiais e instrumentos que você tem na sua casa.

Daisy Vilela

Link permanente para este artigo: http://www.site.imagescrap.com.br/artigos/se-organizando-para-trabalhar/

Deixe uma resposta