↑ Voltar para Dicas

Imprimir Página

Tecnicas de uso do Scrapbooking II

Tecnicas de uso do Scrapbooking II

 

EMOLDURANDO

Emoldurar significa acrescentar um fundo de cor a uma fotografia, deixando ao redor uma pequena borda 
Cole sua fotografia recortada (ou não) em uma folha de papel ligeiramente maior que a fotografia. Corte em volta uma borda de 1 cm, para formar um mat ( tapete,uma base). Você pode variar a largura que quer deixar sobrar no mat para formar as bordas. 
Mats largos são bons para colocar o texto (journaling) 
Emoldurar é uma ótima maneira de realçar uma fotografia e acrescentar cores à página. Também faz com que as cores da fotografia fiquem mais vivas. 
Quando estiver emoldurando suas fotos, selecione cores que as complementem. Cores primárias são melhores para se iniciar. Mais tarde você poderá misturar as cores, fazer mosaicos, etc. Elas ficam ótimas com bordas cortadas por tesouras de cortes diferentes. 
Fazer uma moldura dupla ou tripla é uma maneira de evidenciar mais suas fotos. 
O mat não tem necessariamente que ter a mesma forma da fotografia. Junte formas contrastantes, como por exemplo, uma fotografia oval em um mat retangular ou uma redonda em um mat em forma de estrela.

EMBELEZANDO SUAS PÁGINAS

Adornos diversos são uma maneira especial de fazer uma apresentação ser especial! 
Adesivos, recortes, formas perfuradas, são o modo mais popular de embelezar as páginas de um Álbum de Memórias. Use-os com cuidado, para que eles não apareçam mais que as fotografias, que não é esta a intenção. Eles são um complemento! 
Use modelos especialmente projetados e tesouras decorativas para criar estilos de bordas infinitos e layouts (LO) bem especiais. 
Junte duas páginas para ter uma produção dupla com bordas e cantos bem emparelhados. 
Você pode usar muitas técnicas para enriquecer sua “produção”. Por exemplo, oquilling – tirinhas finas de papel enroladinhas para formar diversas formas.

LEMBRANÇAS

Lembranças acrescentam um toque especial ao seu Álbum. 
Scrapbooking é uma boa maneira de se manter unidas as lembranças e as fotos. 
Lembranças como medalhas, desenhos, certificados, cartões, recortes de jornal, autógrafos, mechas de cabelo, pedaço de tecido, moedas, etc., podem ser incluídos em uma página do seu Álbum. 
Use envelopes de plástico (pequenos) para embalar as lembranças e evitar que danifiquem suas fotografias e as páginas do Álbum. 
Se você não certeza da procedência ou composição de algum elemento que desja colocar em seu LO, prefira sempre isolá-los dentro de envelopes plásticos (seguros) ou de papel vegetal de gramatura menor.

TEXTOS (Journaling)

Os textos são uma das partes mais importantes quando se cria um Álbum de Recortes. 
Tenha certeza de que você incluiu as principais informações sobre as fotos, como :
– quem, o que é, onde, porque e quando. 
Um Álbum de Memórias sem textos, ficará sem sentido em anos futuros. Você pode se lembrar dos nomes, das situações e colocá-los agora, mas não se lembrará mais em 10 ou 20 anos. 
Muitas pessoas não gostam da própria letra ou se preocupam em cometer um erro nas páginas de seu Álbum. Lembre-se que sua letra é como as impressões digitais – sem igual. A maioria de nós reconhece a letra dos familiares e dos amigos e este é um dos modos de personalizar seu Álbum. 
Uma maneira de superar a preocupação de errar ao escrever no Álbum é escrever sobre outro papel. Você pode refazer se errar. Quando estiver contente com o resultado final, recorte como achar melhor e cole na página. 
Risque linhas bem clarinhas com grafite, para que sirvam de guia enquanto escreve. Depois da tinta seca é só apagar. Você pode fazer o texto primeiro com o grafite e mudar o que achar melhor. Depois é só passar a caneta e quando secar apagar as linhas e o que ficou do grafite. 
Um modelo de texto é uma ferramenta que você deve ter à mão para criar novas letras, novos formatos interessantes ou simplesmente repetir os que você mais gosta. 
Faça o possível para incluir tanta informação quanto possível em seus textos, pois isto será muito apreciado daqui a anos, inclusive por você.

Daisy Vilela

Link permanente para este artigo: http://www.site.imagescrap.com.br/artigos/dicas/tecnicas-de-uso-do-scrapbooking-ii/

Deixe uma resposta