↑ Voltar para Artigos

Imprimir Página

Álbuns de Bebê

Ao escolhermos o tema de bebê como o principal de um álbum, precisamos identificar como esse álbum deverá ser organizado. Vou tentar explorar um pouco aqui o tema do álbum de bebê para passar algumas idéias e sugestões para vocês. Na verdade, o tema de bebê é muito rico, e podemos explorar de ilimitadas formas diferentes, pensando em diferentes tipos de álbum. Abaixo eu listo algumas idéias mais comuns em álbuns de bebê.

Antes do Nascimento

Um tipo de álbum pode ser o Álbum sobre a Gravidez. Um álbum para registrar o período dos preparativos para a chegada do bebê. Esse é um álbum que geralmente pede para ser organizado cronologicamente. Fotos próximos da data quando os pais souberam da gravidez, fotos da progressão da barriga (antes e depois), visitas ao médico, ultra-sonografia, chá de bebê, presentes, mamãe pronta para ir para a maternidade com a maleta, etc. Cada um desses momentos seria o tema para uma ou duas páginas no álbum.

Primeiro Ano do Bebê

Um álbum sobre o primeiro ano do bebê pode ser organizado de diferentes formas, e definitivamente não existem regras em relação a como organizar ou ordenar as fotos (ou páginas).

Álbum clássico

Num álbum para bebê mais tradicional, exploramos eventos, ocasiões ou subtemas mais “clássicos”, como por exemplo:

 

    • Dia do Nascimento

Primeira foto com dados pessoais: nome, peso, altura, local, hora…

Com os pais na maternidade (ou avós, médicos, etc)

No berçário, incubadora.

Fotos de detalhes do bebê como pezinho e mãozinha

 

    • Com a família

Momentos do bebê com os pais e avós (no colo, por exemplo)

 

    • Hora do Banho

Bebê na banheira, de preferência com algum brinquedinho.

 

    • Hora de Comer

Comendo papinha, (de preferência com o rosto todo sujinho:)

 

    • Na cama ou berço

Hora de Dormir, foto do bebê dormindo como um anjinho.

Foto do bebê no berço ou na cama…

 

    • Brincando

Fazendo caretas

No meio de vários brinquedinhos ou almofadas coloridas

Com outros amiguinhos

 

    • Dia do Batizado

Vestido de branco e com os padrinhos

 

    • Festas e outras ocasiões

Vestido para festa

Fantasia de carnaval

 

… e qualquer outro tema que achamos importantes para a gente. Esses temas servem para decidirmos quais as páginas que vão compor o álbum de scrapbook.

Álbum dos “Primeiros”

Além de podermos explorar qualquer subtema mencionado no clássico, podemos também fazer um álbum baseado nos “primeiros momentos” do bebê. Por exemplo, primeira foto, primeiro sorriso, primeiro banho, primeiro dentinho, primeira sopinha, primeira visita ao médico, primeiro choro… e assim por diante. Geralmente, este tipo de álbum só dá para fazer se for planejado antes do nascimento do bebê… pois poderá ser difícil ter todas essas fotos depois dos acontecimentos…)

Álbum dos Meses (ou Crescimento)

Nesse álbum, os temas podem ser relacionados aos meses do bebê. Por exemplo, nas páginas do primeiro mês, incluiria fotos desde o nascimento até o primeiro mês do bebê, incluindo anotações (documentário) das coisas mais marcantes que aconteceram durante o primeiro mês do bebê. A cada 2 páginas, teríamos um novo mês, com as fotos e descrições do crescimento do bebê.

Álbum de Características ou Cotidiano

Nesse tipo de álbum, podem-se explorar as características, qualidades, ou momentos do bebê. Podemos ter como exemplo de subtemas:

 

    • Momentos: alegre/sorridente, chorando, carinha de incógnita,…
    • Características: olhinho/olhar do pai, nariz da mãe,…
    • Qualidades: quietinho, carinhoso, etc…

Em suma

O tema de bebê é muito rico, e muitos outros tipos de álbuns não mencionados aqui são possíveis. Eu tentei listar aqui algumas idéias de temas para álbuns de bebê, mas você não deve ficar limitada a essas idéias. Explore, pense em momentos ou detalhes importantes para serem registrados, ou coisas que você acha que o bebê, depois de crescer, gostaria de saber sobre seu primeiro aninho de vida.

Link permanente para este artigo: http://www.site.imagescrap.com.br/artigos/albuns-de-bebe/

Deixe uma resposta